Na manhã de quinta-feira, 21 de março, a Pró-reitoria de Graduação (PR-1) realizou a primeira edição de 2024 do Fórum de Coordenadores da Graduação. O evento contou com a presença da reitora Gulnar Azevedo, que deu as boas-vindas aos professores presentes, ao lado do pró-reitor, Antonio Soares, e das diretoras dos departamentos da PR-1, Celly Saba (Dapi), Patricia Gomes (Cetreina), Priscila Petito (DAA), Caren Regis (DEP) e Gisele de Carvalho, que representou a diretora Marcia Gonçalves, do Dsea. A presença também foi marcada pelos diretores do Centro de Educação e Humanidades, Roberto Dória, e do Centro de Tecnologia e Ciências, Nadia Pimenta Lima.
O Coordenador de curso de graduação tem função acadêmica, atua em atividades consultivas e de assessoramento à Direção da unidade acadêmica e ao seu Conselho Departamental nos assuntos referentes ao ensino e aprendizagem, zelando pela qualidade do curso.
A pauta do encontro abordou a apresentação da equipe da Pró-reitoria e dos programas estratégicos planejados pela gestão para aprimorar e otimizar os procedimentos da graduação sob a responsabilidade dos departamentos da PR-1. Sob o lema “pensando o presente para planejar o futuro”, o evento estendeu-se por cerca de três horas, durante as quais foram destacados projetos de curto, médio e longo prazos em andamento, envolvendo não apenas a Pró-reitoria de Graduação, mas também outras pró-reitorias e órgãos cruciais como a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI).
Entre os programas estabelecidos, destacam-se iniciativas como Geração de Valor (aprimoramento da eficiência operacional com atuação em processos – tecnologia – pessoas), Inovação e Modernização Tecnológica (desenvolvimento de sistemas para a automatização de processos e rotinas), Porta de Entrada (ampliação e divulgação da oferta de vagas para entrada na Uerj), Iniciação e Inclusão no Mercado de Trabalho (ampliação de oportunidades para os discentes da Uerj), Saberes do Território (valorização dos saberes territoriais e de integração sociedade-Uerj) e Fortalece Uerj (conhecimento, reconhecimento e fortalecimento da Uerj).
Dentro desse escopo de programas, elencamos várias atividades significativas, tais como:
• Mapeamento e melhoria de processos de trabalho;
• Formação técnica das equipes internas;
• Revisão dos instrumentos normativos
• Aceleração das revalidações de diplomas;
• Eficiência operacional do fluxo de protocolo;
• Instrumentalização de avaliadores de projetos;
• Integração de procedimentos dos cursos presenciais e EaD;
• Reforma curricular;
• Comunicação eficiente entre SEI e sistemas da Uerj;
• Novos certificados digitais e assinaturas eletrônicas em lote;
• Nova solicitação de diárias, passagens e trabalho de campo;
• Novo fluxo de processos de cadastro e pagamento de tributos (e-Social);
• Desenvolvimento de sistemas internos para suporte ao e-Social;
• Novo sistema de diplomação e e-diploma;
• Sistema de matrícula com autonomia;
• Alteração especial (AE) e RAIS digitais;
• Novo SAG , novo professor online, novo sistema Cetreina;
• Formulários, TCE e declarações automáticas;
• Aperfeiçoamento do sistema AVAL e ProtOn e migração para a DGTI;
• Adequação do uso do AVA e integração do AVA com o novo SAG;
• Uerj Sem Muros Integrada com PR-2 e PR-3;
• Acompanhamento da evasão, prorrogação de integralização curricular, estágios discentes e dos egressos;
• Visitas às unidades acadêmicas, escolas e pré-vestibulares comunitários e empresas parceiras;
• Visitas guiadas aos campi;
• Reformulação de editais de ampla concorrência (BAAP, EIC, ID, MON) e da estratégia de Monitoria;
• Observatório do Trabalho;
• De Mãos dadas (egressos contratam estudantes);
• Laboratório Experimental de Desenvolvimento de Sistemas (LEDS);
• Cronograma unificado das PRs;
• Mostra de Estágios;
• Programa Educativo Bolsa de Iniciação ao Trabalho (Pebit);
• Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA/FIA);
• Iniciação ao Trabalho Técnico e Profissionalizante (Faetec);
• Inclusão e oportunidades de trabalho para grupos minoritários, incluindo pessoas com deficiência (PcD), membros da comunidade LGBTQIAPN+, mulheres, povos originários, população negra, pessoas com neurodiversidade, e outras comunidades marginalizadas;
• Divulgação da graduação presencial e a distância (EaD) da Uerj;
• Edital de vagas remanescentes;
• Melhoria do processo de avaliação da CPVA;
• Programa Jovens Cientistas Cariocas;
• Nave do Conhecimento Mangueira;
• Seminário Institucional Conjunto Pibid/RP Uerj;
• Novos editais Pibid e Residência Docente da Capes;
• Seminário Institucional PET Uerj.
A equipe da PR-1 reconheceu desafios como a defasagem entre demanda e estrutura disponível e a dependência em relação a determinadas ações, que estão sujeitas a estrutura/orçamento. No entanto, destacaram como fatores positivos a demanda da sociedade civil por qualificação e parcerias, além do comprometimento dos envolvidos e o processo democrático de construção
Por fim, reiterou o compromisso de trabalhar para aprimorar os processos e encontrar soluções adequadas que aumentem a produtividade dos servidores da PR-1, das Unidades Acadêmicas e facilitem a atividade dos coordenadores de graduação em todos os campi da Uerj.
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