
“Quero expressar meu agradecimento sincero aos alunos do IME que me indicaram ao Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação. A indicação me honra e enobrece, especialmente por se aproximar no horizonte o dia em que serei obrigado a deixar a atividade, por limite de idade. Sinto-me um privilegiado por estar há 37 anos na UERJ na carreira tão gratificante, difícil e desafiadora de ser professor. Creio que as razões para a indicação do meu nome possam se originar de duas vertentes específicas, pois hoje o corpo docente do IME é tão qualificado e empenhado na docência e pesquisa, que muitos poderiam estar aqui, em meu lugar.
A primeira possível razão é que, no ensino, tenho exercido uma forma de avaliação continuada, muito trabalhosa, mas que traz excelentes resultados no aprendizado.
A outra é uma atividade de extensão, onde preparo alunos para maratonas de programação. Os resultados da atividade estão muito além de qualquer sonho que eu pudesse ter no seu início, vinte anos atrás.
O projeto tem desenvolvido, nos alunos, grande habilidade para solução de problemas e maestria em programação. Cerca de 20 deles fizeram mestrado em Algoritmos, minha área de atuação, 5 já se doutoraram e vários outros estão em processo de doutoramento. Muitos outros alunos relatam que as boas posições de mercado conseguidas estão relacionadas a esses treinamentos.
Sejam ou não essas as razões da inesperada indicação, meu coração está quente e sinto-me feliz por ela.”
Paulo Eustáquio Duarte Pinto
Instituto de Matemática e Estatística – IME/CTC/UERJ
———————————————
“O Prof. Paulo Eustáquio Duarte Pinto entrou para a UERJ em 1985. Em 2000, se torna tempo integral e participa da reformulação do currículo antigo do curso de Bacharelado em Informática e Tecnologia da Informação para que ele se transformasse em Bacharelado em Ciência da Computação. Foi o principal responsável pela redefinição do currículo das disciplinas da Linha de Algoritmos, um importante pilar do curso de Ciência da Computação. O conteúdo então ministrado aos bacharéis em Ciência da Computação, passou a incluir temas modernos, alinhando o currículo àqueles praticados pelas melhores Universidades do Brasil e do mundo.
Entre os alunos de Graduação, Paulo Eustáquio é muito conhecido por sua dedicação à programação competitiva. Em verdade, o nome “Paulo Eustáquio” se confunde com a própria história da participação da UERJ nas Maratonas de Programação. Desde 2000, fundou esta iniciativa e mantém atualmente um Projeto de Extensão, que tem o objetivo de treinar os alunos para representar a UERJ nas competições oficiais.
Além disso, o projeto desenvolve simulados de Maratona de Programação nos eventos anuais do IME/UERJ, com participação aberta a todos os discentes, de modo a divulgar a atividade de programação competitiva. Este evento tem grande participação e interesse da comunidade. Empresas de ponta de Tecnologia, incluindo Google e Facebook, abertamente demonstram muito interesse em profissionais que participaram ativamente de Maratonas de Programação, demonstrando o valor associado a este tipo de atividade.
É importante também ressaltar a dedicação do Prof. Paulo nas disciplinas que ministra. Seu compromisso no processo de ensino-aprendizagem, aliado ao carinho que nutre com os alunos, certamente tornam esta homenagem do corpo discente merecida, coroando seus anos de verdadeira dedicação.”
Prof. Francisco Sant’anna, chefe do DICC/IME/UERJ