Ciências Biológicas
VoltarO Instituto de Biologia da UERJ foi criado em 1968, com cadeiras do Curso de História Natural, sendo reformulado em 1976 pelo Prof. Roberto Alcantara Gomes que, em 1996, teve seu nome incluído na denominação da Unidade, que passou a se chamar Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes – IBRAG. O IBRAG possui curso de graduação presencial e EAD e está estruturado em duas construções prediais da UERJ, o Pavilhão Prof. Américo Piquet Carneiro, no Boulevard 28 de Setembro, 87 fundos (Campus Biomédico I, Vila Isabel, RJ) e o Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, na Rua São Francisco Xavier, 524 (Campus Francisco Negrão de Lima, Maracanã, RJ).
Algumas das atividades práticas de campo do ciclo básico e de disciplinas do ciclo profissional, além de pesquisas e projetos de extensão, são realizadas no Campus Ilha Grande (CEADS - Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável). Aulas e estágios também são realizados no Hospital Universitário (HUPE). A Unidade conta com treze departamentos, sete Programas de Pós-graduação stricto sensu com Mestrado Acadêmico e Doutorado ou Mestrado Profissional, além de curso de especialização lato sensu em Ensino de Ciências. Possui mais de 80 laboratórios que atendem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com grande impacto na formação e produção científica da Universidade.
A graduação do Curso Presencial em Ciências Biológicas possui três habilitações para o Bacharelado (Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia) e Licenciatura, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, conforme parecer 081 de 25/10/2016. Além de formar biólogos, o corpo docente, na grande maioria integrado por doutores, atende nove unidades da UERJ com disciplinas obrigatórias e eletivas para a graduação, a saber: Arqueologia, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Medicina, Nutrição, Oceanografia, Odontologia e Psicologia. O Curso de Ciências Biológicas do IBRAG também possui modalidade a distância pelo Consórcio CEDERJ, sendo oferecido nos polos de Belford Roxo, Magé, Nova Friburgo, Paracambi e Resende. De acordo com o anuário estatístico de dados da instituição (DataUERJ 2020), a atual estrutura do Instituto de Biologia apresenta 150 funcionários técnicos administrativos (técnicos em laboratório e de apoio administrativo) e 135 docentes altamente qualificados (98,5% com Doutorado), sendo 16 professores Titulares, 29 professores Associados, 88 professores Adjuntos e dois professores Assistentes.
Objetivo do Curso
Formar biólogos com titulação em Bacharelado e Licenciatura, habilitados para a realização de atividades práticas e teóricas de pesquisa em laboratórios e condições a campo e também em atividades de magistério no ensino fundamental, médio e superior. Os bacharéis têm possibilidade de atuação em três grandes áreas: Meio Ambiente & Biodiversidade; Biotecnologia & Produção e na área de Saúde. O currículo do curso de bacharelado em Biologia da UERJ teve a sua proposta curricular estruturada nessas três áreas, conforme estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Biologia, CFBio nº 227/2010.
O curso de licenciatura encontra-se em reformulação. A escolha da área do bacharelado pode ser feita durante a graduação, considerando-se o interesse do aluno em ter maior atuação em atividades de campo ou laboratoriais. Vale ressaltar que a opção pela licenciatura não restringe o profissional apenas ao magistério no ensino básico, uma vez que pode continuar sua formação com os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), atuando na pesquisa e no ensino superior. Do mesmo modo, a opção pelo bacharelado não impede que o biólogo atue no magistério, podendo realizar a complementação pedagógica após a conclusão do curso, habilitando-o para o ensino básico.
Duração e Turno
Pode ser concluído no mínimo em 7 e, no máximo, em 12 (doze) períodos. O curso é realizado em horário integral (manhã e tarde), com algumas disciplinas, especialmente as da licenciatura, podendo ser cursadas à noite.
Estrutura do Curso
É estruturado no sistema de créditos, com disciplinas básicas comuns e disciplinas específicas de cada habilitação. A opção pela modalidade do Bacharelado (Saúde; Meio Ambiente e Biodiversidade ou Biotecnologia) é feita no quinto período. A opção por Licenciatura ou Bacharelado é feita na entrada do Curso.
Disciplinas
O aluno deve cursar disciplinas obrigatórias como Diversidade Animal, Biodiversidade Vegetal, Ecologia, Genética, Biofísica, Evolução, Anatomia Humana, Biologia Celular, entre outras. A partir do segundo período, além das disciplinas obrigatórias do fluxograma de bacharelado ou licenciatura, o aluno opta pelas diversas disciplinas eletivas (definidas, restritas ou universais) de cada modalidade.
No fluxograma da Licenciatura, existem várias disciplinas ligadas ao componente pedagógico, instrumentalização para o ensino de conteúdos nos níveis fundamental e médio, além de estágios supervisionados nas escolas conveniadas e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp/UERJ.
Perfil do Estudante
O estudante que pretende seguir a carreira de biólogo, seja bacharel ou licenciado, deve ter: interesse científico; iniciativa e criatividade; capacidade de observação, de análise crítica, aptidão para falar em público, para o trabalho em equipe, além de interesse humano e social.
Relação Candidato/Vaga
Veja a relação candidato/vaga no site do vestibular ou na sequência: www.vestibular.uerj.br > Dados Estatísticos > Resultados Acadêmicos > Exame Discursivo – Ano ou Exame Único > Relação Candidato/Vaga.
Mercado de Trabalho
A escolha é feita antes do ingresso no Curso, o que demanda uma orientação prévia no próprio ambiente escolar durante o Ensino Médio. A escolha da área do bacharelado pode ser feita durante a graduação, considerando-se o interesse do aluno em ter maior atuação em atividades de campo ou laboratoriais. Vale ressaltar que a opção pela licenciatura não restringe o profissional apenas ao magistério no ensino básico, uma vez que pode continuar sua formação com os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), atuando na pesquisa e no ensino superior. Assim como a opção pelo bacharelado não impede que o biólogo atue no magistério, podendo realizar a complementação pedagógica após a conclusão do curso, habilitando-o para o ensino básico.
O Bacharel em Ciências Biológicas está habilitado a exercer atividade de pesquisa e/ou consultorias em universidades, centros de pesquisa, empresas públicas e privadas, ONG’s, parques botânicos e zoológicos, institutos de preservação do meio ambiente, entre outros. O Licenciado está habilitado a ministrar aulas no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares, assim como em espaços não-formais (exposições, museus etc). Os biólogos com pós-graduação também podem seguir a carreira científica em institutos de pesquisa ou em universidades.
Ementário e Fluxograma
Localização
A Direção do IBRAG está localizada no Pavilhão Américo Piquet Carneiro, Campus Biomédico I. Outras informações em www.ibrag.uerj.br