logos da uerj e PR-1

Guia dos Cursos de Graduação | Uerj

História (Duque de Caxias)

Voltar

O Curso de Licenciatura Plena em História da FEBF tem por finalidade a formação de professores para o exercício da docência na Educação Básica e da pesquisa, seja no âmbito acadêmico, seja na sua atuação escolar. Saiba mais abaixo em "Objetivo do Curso".

Objetivo do Curso

Este curso está fundamentado na ideia de que o professor, independentemente de sua atuação, é um produtor e um indutor de produção de conhecimento, inclusive quando está em sala de aula. A formação oferecida abrangerá integradamente à docência, a participação da gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento de projetos e atividades educativas. Tal formação busca articular conhecimentos do campo educacional com práticas profissionais e de pesquisa que possibilitem a compreensão do exercício da docência e das diferentes funções do trabalho de professor de história, seja no ambiente escolar, seja no ambiente não escolar.

Duração e Turno

O curso de Licenciatura em História da FEBF tem duração total de 3.425h/a, totalizando 215 créditos, distribuídos em 8 (oito) semestres letivos, em 18 (dezoito) semanas de aulas por semestre, no turno da noite. O regime do Curso é semestral com sistema de créditos. O grau de Licenciado em História será conferido aos discentes que integralizarem em um mínimo de 8 (oito) períodos e máximo de 14 (quatorze) períodos.

Estrutura do Curso

As 3.245 h/a, totalizando 215 créditos, estão dividias em 2.105 horas de disciplinas obrigatórias, 120 horas em disciplinas eletivas e 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento. Suas atividades didáticas são desenvolvidas no campus da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, utilizando todos seus recursos e espaços físicos, contando com diferentes laboratórios, biblioteca, quadra, pátio externo e seus recursos tecnológicos disponíveis.

Disciplinas

O curso tem, no total, 3.390 horas, distribuídas em disciplinas do núcleo pedagógico, do núcleo de Geografia, eletivas e atividades complementares. As atividades complementares são aquelas praticadas durante o curso que envolvem estágios não obrigatórios, monitorias, grupos de pesquisa, participações em congressos, cursos e demais atividades que complementam a formação profissional.

Perfil do Estudante

O perfil do licenciado em História deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimento de diferentes campos do saber histórico que se articulam ao longo do curso. Desse modo, o perfil do egresso do curso de História contempla: a) o curso de Licenciatura em História trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino e da aprendizagem que ser realizam no contexto social e das diferentes temporalidades que explicam a trajetória dos seres humanos; b) a docência compreende atividades pedagógicas inerentes ao processo ensino- aprendizagem e de construção de um saber histórico no contexto da Baixada Fluminense e suas conexões com a história nacional e global; c) O professor de História apresentará a capacidade para orientar alunos sobre a preservação do patrimônio nos setores culturais, artísticos, turísticos da Baixada Fluminense; d) Terá visão pesquisadora comprometida com uma noção de pesquisa científica livre de pressões políticas e ideológicas, mas tendo como parâmetro a busca de respostas para os questionamentos implícitos e explícitos da comunidade que o cerca e da sociedade da qual faz parte; e) Será um cidadão-professor-profissional, compromissado com sua comunidade, engajado na valorização da história e do lugar que ocupa, e dos seus semelhantes; f) Será capaz de dominar as diferentes teorias e metodologias que referenciam a construção do conhecimento histórico; g) Estará apto a identificar e decompor as estratégias analíticas, explicativas e interpretativas utilizadas pelos historiadores de ofício.

Relação Candidato/Vaga

Veja a relação candidato/vaga no site do vestibular ou na sequência: www.vestibular.uerj.br > Dados Estatísticos > Resultados Acadêmicos > Exame Discursivo – Ano ou Exame Único > Relação Candidato/Vaga.

Mercado de Trabalho

O licenciando terá formação profissional para atuar na docência das diferentes redes municipais de ensino, bem como as redes estadual e federal da educação pública, assim como a rede particular. A área acadêmica, com estímulo à docência e pesquisa na educação superior, é outro campo a ser explorado. Conforme perfil do curso, o futuro profissional poderá atuar no mercado de trabalho nas áreas de preservação patrimonial, iniciativas e políticas culturais que visem a valorização da memória e história local, fomentando o conhecimento histórico dessa área com um olhar voltado para a preservação patrimonial e da memória, dentro de um contexto de valorização da cidadania.

Contato

Tel: (21) 3651-8536

E-mail: faleconosco.febf@gmail.com

Site: http://www.febf.uerj.br

Ementário e Fluxograma

Localização

A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ (Campus Baixada Fluminense) – FEBF, funciona na rua General Manoel Rabelo s/n º - Vila São Luís – Duque de Caxias – RJ – CEP 25065.050

Voltar