logos da uerj e PR-1

Guia dos Cursos de Graduação | Uerj

Pedagogia (Maracanã)

Voltar

O Curso de Graduação em PEDAGOGIA foi aprovado pelas Deliberações UERJ nº 044/2011 e no 015/2012. Trata-se de um dos cursos da Faculdade de Educação da UERJ (Campus Maracanã), que abriga, além de diversificadas atividades de extensão e cursos de pós-graduação lato-sensu, um curso de pós-graduação stricto-sensu (com cursos de mestrado e doutorado acadêmicos), o Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd), avaliado com a nota máxima pela CAPES. Também dois outros cursos de pós-graduação stricto-sensu de caráter multidisciplinar da UERJ, funcionam no espaço da Faculdade de Educação e contam com a participação de seus professores: o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) e o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente (PPG-MA). A Faculdade de Educação oferece, ainda, Curso de Pedagogia a distância, através do Consórcio CEDERJ/CECIERJ e disciplinas e estágios obrigatórios da área pedagógica para as demais Licenciaturas que fazem parte da UERJ, como por exemplo Física, Química, Matemática, Letras, Ciências Sociais e Filosofia, entre outras. Essa convivência resulta em um diálogo fértil entre graduação e pós-graduação, na Faculdade de Educação, com ganhos expressivos para a formação de estudantes de Pedagogia.

A Faculdade de Educação possui Laboratórios, Núcleos e Ateliês que desenvolvem projetos de extensão e de pesquisa com engajamento constante de estudantes de Pedagogia, através de participação voluntária ou mesmo com financiamento de bolsas remuneradas, através de projetos de Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Monitoria e Estágio Interno Complementar. São eles: Laboratório de Educação e Imagem; Laboratório de Educação On-Line; Laboratório Interativo de Educação Matemática; Laboratório de Educação e República; Laboratório do GHEMPE – Grupo História e Memória das Políticas Educacionais no Território Fluminense; Núcleo de Pesquisa em História da Educação; Núcleo de Referência em Educação Ambiental; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros; PRÓÍNDIO; Núcleo de Ensino e Estudos em Linguagens, Alfabetização e Letramento; Territórios de Estudos da Infância; Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias; Ateliê de História da Educação; Ateliê de Infância e Educação.

No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE realizado em 2017, o curso de Pedagogia obteve conceito 4 (nota de 0 a 5).

Objetivos do Curso

São objetivos do Curso de Pedagogia a formação de profissionais para atuação: na docência dos anos iniciais do ensino fundamental para crianças, jovens e adultos, na perspectiva da educação inclusiva; na docência na educação infantil em organizações governamentais ou não-governamentais; na docência em cursos de formação inicial e continuada de professores; na docência em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar; na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino; em tarefas de organização, desenvolvimento de projetos e experiências pedagógicas, em instituições públicas e privadas e em movimentos sociais.

Duração e Turno

O curso possui fluxograma organizado para conclusão em quatro anos (oito semestres letivos), podendo, entretanto, ser concluído em até sete anos (quatorze períodos letivos), considerando o sistema de crédito. Os horários são oferecidos em dois turnos: Manhã/Tarde ou Tarde/Noite.

Estrutura do Curso e Disciplinas

O Curso de Pedagogia possui carga horária de 3690 horas, distribuídas ao longo de oito semestres letivos, compondo a seguinte estrutura curricular:

– uma BASE COMUM a todos os âmbitos de atuação do licenciado em Pedagogia e correspondente a 1140 horas;

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS específicas a cada um dos quatro CAMPOS DE FORMAÇÃO anteriormente definidos, a serem desenvolvidas em 1470 horas;

– DISCIPLINAS ELETIVAS a serem escolhidas pelo aluno entre um conjunto oferecido a cada semestre pela Faculdade de Educação ou por outras unidades acadêmicas da UERJ e totalizando, no mínimo, 300 horas;

– PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, desenvolvidas a partir do terceiro e até o sexto período do Curso, somando 240 horas. Essa atividade tem por culminância a elaboração, pelo aluno, de uma monografia de final de curso;

– ESTÁGIO SUPERVISIONADO, a ser progressivamente realizado durante o equivalente a 360 horas, das quais um terço em aulas teóricas, e as demais em escolas, outras instituições e movimentos sociais. Desse total de horas, 90 horas serão especificamente dedicadas a cada um dos CAMPOS DE FORMAÇÃO delineados;

– ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS, destinadas a valorizar a participação dos alunos em eventos socioculturais e científicos e não conferindo créditos; a elas deverá ser dedicado o equivalente a 200 horas, distribuídas equilibradamente ao longo dos oito períodos;

– MONOGRAFIA, atividade conduzida nos dois últimos semestres, compondo 180 horas, que se constitui em requisito para conclusão do curso. Envolve um sentido de articulação de todos os outros componentes curriculares, já que nela deverá se expressar, tanto o que teoricamente foi sendo desenvolvido, como as múltiplas ações e atividades que foram sendo desenvolvidas ao longo do curso.

Perfil do Estudante

Considerando a realidade concreta dos sujeitos que dão vida ao currículo e às instituições de Educação Básica e atenta às características das crianças, adolescentes, jovens e adultos que justificam e instituem a vida da/e na escola, a Faculdade de Educação assume a dimensão de formação em que as questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural constituem princípios de equidade, conforme definido na Resolução CNE/CP 2/2015 (BRASIL, 2015). Tendo em vista o compromisso da Universidade Pública com uma Educação Inclusiva, que busca uma sociedade mais igualitária e mais justa e respeita a dignidade da pessoa humana e os direitos estabelecidos pelo estado democrático, compreende-se que tais questões precisam integrar epistemologicamente e de modo teórico-prático a formação inicial e continuada de pedagogos e professores que, ao se formarem, atuarão junto à diversidade de públicos que vivenciam processos educativos e educacionais.

Relação Candidato/Vaga

Veja a relação candidato/vaga no site do vestibular ou na sequência: www.vestibular.uerj.br > Dados Estatísticos > Resultados Acadêmicos > Exame Discursivo – Ano ou Exame Único > Relação Candidato/Vaga.

Contatos

Tel: 2334-0613 / 2334-0792 / 2334-0231

E-mail: educacao@uerj.br

Site: www.educacao.uerj.br

Facebook - Pedagogia UERJ Maracanã

Instagram - @uerjped.maracana

Youtube - Canal EDUVIVA

Ementário e Fluxograma

Localização

Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 12º andar, Blocos A, B e F, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20550-900.

Voltar