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Guia dos Cursos de Graduação | Uerj

Relações Públicas

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O Curso de Graduação em RELAÇÕES PÚBLICAS é ministrado pela Faculdade de Comunicação Social – FCS e foi reconhecido pelo Decreto Nº 81.296/78 D.O.U. de 03/02/1978.

Fazem parte do curso cinco laboratórios:

Laboratório de Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública (LPO) - Primeiro do gênero em uma universidade pública no Brasil, desenvolve análises de mercado e de opinião para suporte a empresas, órgãos públicos e à comunidade local.

Laboratório de Comunicação Integrada (LCI) - Funciona como uma assessoria de comunicação; entre os projetos realizados estão organização de eventos, campanhas institucionais, assessoria de imprensa e soluções de design e de comunicação para redes sociais.

Laboratório de Comunicação Dialógica (LCD) - Pesquisa e produz conteúdo sobre comunicação e cultura dialógica, horizontal e popular. Desenvolve projetos na área de audiovisual, eventos e debates que promovem trocas com diversos grupos sociais.

Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) - Produz artigos e livros, organiza regularmente eventos e cursos de extensão bem como promove o contato da comunidade universitária e de seu entorno com as temáticas relacionadas à ocupação simbólica e material da cidade.

Laboratório de Relações Públicas, Comunicação de Risco e Cidadania (Riscom) – Pesquisa acesso e o compartilhamento de informação como facilitadores ou não do exercício de direitos sociais e individuais, e seus impactos sobre cenários de sustentabilidade ambiental, política e econômica.

O curso é responsável pela organização da tradicional Semana de Comunicação da Uerj e possui uma Empresa Jr. em Comunicação, a Expresse!, onde os alunos podem praticar empreendedorismo na área.

Objetivo do Curso

Formar profissionais em Relações Públicas.

Duração e Turno

Pode ser concluído no máximo em 14 períodos. O curso funciona nos turnos da manhã, da tarde e da noite.

Disciplinas

Do eixo humanístico, destacamos Filosofia, Psicologia Social, Retórica e Argumentação Comunicação e Sociedade. Do eixo contextual, Teorias da Comunicação, Comunicação e Cultura, Comunicação Pública, Comunicação e Sustentabilidade, Comunicação e Consumo, Comunicação e Arte e Comunicação e Entretenimento. Do eixo específico, Teorias das Organizações, Teoria da Opinião Pública, Fundamentos de Relações Públicas, Comunicação em Plataformas Digitais, Comunicação Audiovisual e Comunicação Comunitária. Do eixo profissional, Instrumentos de Relações Públicas, Planejamento de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Tópicos Especiais em Comunicação Integrada, Produção Cultural, Comunicação e Marketing, e Narrativas Transmidiáticas.

Perfil do Estudante

Para desenvolver suas atividades, este profissional precisa ter muita facilidade de comunicação, bom relacionamento interpessoal, dominar vários idiomas, ter cultura geral, estar bem-informado, ser criativo, ágil, gostar de participar de eventos e conhecer pessoas.

Relação Candidato/Vaga

Veja a relação candidato/vaga no site do vestibular ou na sequência: www.vestibular.uerj.br > Dados Estatísticos > Resultados Acadêmicos > Exame Discursivo – Ano ou Exame Único > Relação Candidato/Vaga.

Estrutura do Curso

O curso é organizado em quatro eixos de formação (fundamentação humanística, contextual, específica e profissional), cujas disciplinas são distribuídas transversalmente ao longo do curso. As disciplinas de formação humanística abordam conteúdos teórico-críticos ligados à percepção ético-política da realidade. As disciplinas de formação contextual abordam conteúdos que contemplam os aspectos interdisciplinares da formação em Comunicação. As do eixo específico abordam conteúdos de fundamentação teórico-prática. As do eixo profissional abordam conteúdos ligados à formação profissional e à qualificação técnica necessárias à atuação nos campos institucional, corporativo e mercadológico. O curso é também constituído por estágios supervisionados e atividades complementares e disciplinas com tronco comum à formação em Jornalismo

Mercado de Trabalho

É cada vez mais ampla a utilização dos profissionais de Relações Públicas no mercado de trabalho. Como profissional liberal, o Relações Públicas pode atuar como assessor e consultor de empresas; empregado em empresas públicas, privadas e de terceiro setor ou ainda como professor em cursos de Comunicação Social entre outros. A necessidade de contar com serviços especializados em Relações Públicas vai desde uma empresa comercial de pequeno porte, até agências de propaganda, hotéis, bancos, indústrias, sindicatos e ONGs. Independente do porte da empresa ou do setor da economia onde atua, este profissional precisará estabelecer comunicação com seus públicos através de técnicas e instrumentos de Relações Públicas. As diversas instâncias de relacionamento que o marketing atual exige também podem se constituir em nicho para a atração da RP. Outras vertentes, essas novíssimas, dizem respeito à promoção institucional das empresas via apoio a atividades esportivas, culturais, ambientais e sociais

Contatos

E-mail: fcs@uerj.br / uerjcomunic@gmail.com

Site, Ementário e Fluxogramas

Localização

A Faculdade de Comunicação Social da UERJ funciona no campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524 – Rio de Janeiro - RJ - CEP 20550-900, Pavilhão João Lyra Filho, 10º andar, Blocos A e F.

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