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Guia dos Cursos de Graduação | Uerj

Geografia (EAD)

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O curso de Graduação em GEOGRAFIA, na modalidade EAD, é ministrado pelo Instituto de Geografia – IGEOG em parceria com o Consórcio CEDERJ e foi reconhecido pelo Decreto Nº 17.259/44 – D.O.U. de 07/12/1944.]

O Instituto de Geografia conta com dois Departamentos, o de Geografia Física, Geografia Humana e depto de Turismo,, além de quatro laboratórios, grupos de pesquisa organizados pelos professores e projetos de extensão. Os laboratórios oferecem consultorias, entre as quais a de Secretaria do Meio Ambiente. Merecem destaque os convênios realizados com universidades no exterior (França, Espanha e Portugal) e no Brasil.

No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE realizado em 2005, o curso de Geografia do IGEOG obteve conceito 3.

Objetivo do Curso

Formar profissionais de Geografia para atuarem na Educação Básica (licenciados).

Duração e Turno

Pode ser concluído em, no mínimo, 8 e, no máximo, 14 períodos. O curso tem entrada de alunos nos dois semestres e funciona em tempo integral.

Estrutura do Curso

Estruturado na forma de créditos, o curso oferece a habilitação de Licenciatura Plena. Para a conclusão do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia a ser elaborada nos últimos dois semestres do curso. O curso é classificado como semi-presencial, pois além das aulas em ambiente de plataforma educacional, os alunos precisam ir aos polos para atividades de tutoria com mediadores presenciais. Os alunos também contam com mediadores à distância para todas as disciplinas.

A Geografia está dividida em três áreas: Geografia Física – estuda os elementos físico-ambientais; Geografia Humana – estuda o meio urbano, agrário e populacional; Geografia Regional – estuda a estruturação do espaço regional em suas diversas escalas.

Disciplinas

Para a integralização do curso o aluno cumprirá disciplinas das áreas da geografia física e ambiental como: Geomorfologia, Biogeografia, Planejamento Ambiental; da geografia humana, como: Geografia da População, Geografia Agrária, Geografia Urbana, História do Pensamento Geográfico; da Geografia Regional, como: Organização Regional do Brasil, Teoria da Região e Regionalização, Geografia do Mundo Contemporâneo e disciplinas técnicas como: Geoprocessamento, Cartografia Básica e Temática e Sensoriamento Remoto. Além destas disciplinas, o aluno também deverá cursar disciplinas relacionadas a parte pedagógica, que envolve estágios supervisionados, ensino de libras e outras disciplinas que o capacitam para a atividade de licenciatura. Os alunos também participam de pesquisas, trabalhos de campo e estágios orientados.

Perfil do Estudante

O perfil do aluno do curso de Geografia deverá ser aquele que pressupõe a constituição do humano, o aperfeiçoamento dos sentidos para viver e compreender o mundo, paralelamente à instrumentação teórico-metodológica e técnica. Esse perfil deverá ser construído em consonância com a notável evolução que a ciência geográfica vem apresentando nas últimas décadas. Tal evolução requer renovação dos conteúdos, conceitos e das técnicas de análise, com o intuito de diminuir o caráter descritivo e empírico que era dominante na Geografia.

O estreitamento do contato com outras ciências e a exigência em responder questões, cada vez mais complexas, do mundo contemporâneo, levou ao aprofundamento de sua visão crítica e da capacidade de equacionamento dos problemas relativos à organização do espaço.

A presente proposta de curso de Geografia aponta para que, a reflexão e apreensão dos conteúdos de geografia, ocorram através de um ordenamento integrado de disciplinas que possibilitem a formação do geógrafo-professor e do geógrafo-pesquisador.

Leva-se em consideração o perfil de um profissional que o mundo atual requer, e que passa, necessariamente, por uma formação geral sobre o conhecimento científico e geográfico, pela respectiva qualificação técnica e pela dimensão pedagógica que garanta o exercício da função social do profissional de geografia.

Neste sentido, é que, o profissional que se quer formar, apresente as seguintes competências e habilidades:

• Dominar os pressupostos teórico-metodológicos que possibilite ocupar o espaço que lhe cabe como profissional de Geografia. O domínio dos pressupostos teórico-metodológicos será proporcionado pelas disciplinas Atuar como docente crítico, no incentivo à formação de cidadãos-agentes de transformação social. Esta habilidade deverá ser a meta de todas as disciplinas do Curso de Geografia;

• Atuar como professor na produção de conhecimento junto com seus alunos, a partir de experiências do cotidiano, no espaço local do núcleo específico;

• Exercer atividades de docência e coordenação de projetos na área de educação geográfica. Esta habilidade será proporcionada através das disciplinas do núcleo de preparação para intervenção e para a preparação;

• Atuar em equipes multidisciplinares em projetos de pesquisa e de extensão. A preparação para a atuação em equipes multidisciplinares será proporcionada através das disciplinas do núcleo complementar.

Relação Candidato/Vaga

Veja a relação candidato/vaga no site do vestibular ou na sequência: www.vestibular.uerj.br > Dados Estatísticos > Resultados Acadêmicos > Exame Discursivo – Ano ou Exame Único > Relação Candidato/Vaga.

Mercado de Trabalho

O geógrafo-professor encontra mercado de trabalho nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada.

Contatos

E-mail: geouerj.cederj@gmail.com
Sites: igeog.uerj.br / Geografia (Cecierj)

Localização

O Instituto de Geografia da UERJ funciona no Campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524 – Rio de Janeiro - RJ - CEP 20550-900, Pavilhão João Lyra Filho, 4º andar, Bloco B, Sala 4017

O curso está em oito polos distribuídos pelo estado do Rio de Janeiro: cidade do Rio de Janeiro (Campo Grande), Niterói, Nova Friburgo, Mesquita, Teresópolis, Três Rios e Miracema.

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