“Prezados e Prezadas,
Gostaria de agradecer imensamente essa homenagem, meu caminho geográfico como profissional se iniciou quando era apenas uma jovem professora substituta nesta Universidade, aqui aprendi que conhecimento se faz com humanidade, sendo assim, aprendi que o caminho não era apenas geográfico, mas também pessoal, da minha formação enquanto ser humano.
Injusto ganhar um prémio de dedicação sozinha, pois esse só é possível quando se tem a certeza que caminhamos juntos. Desta forma, dedico essa homenagem também aos meus alunos e alunas, pois a cada dia me ensinaram que a docência muitas vezes é mais aprender que realmente ensinar, sou a construção de cada um desses queridos e queridas.
Não posso deixar de agradecer imensamente aos amados e admiráveis colegas do curso de geografia, pois sem esses nenhuma dedicação seria possível, assim como colegas do curso de pedagogia e matemática, técnico-administrativos, funcionários da limpeza, manutenção, seguranças e também da nossa dedicada direção, pois juntos acreditamos que o ensinar e aprender se fazem para além dos muros da sala de aula, que somos pequenos apenas em tamanho, mas somos gigantes na construção, transformação e formação dos futuros professores, entendemos que uma sociedade mais justa é possível.
Dos significados da palavra dedicação encontramos a qualidade ou condição de quem se dedica a alguém ou algo; devotamento, entrega, sacrifício, a manifestação de amor ou apreço. Tais, sinceramente, me reportam aos sentimentos que construí ao longo desses 12 anos de docência superior no curso de Geografia, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, pois esses são os melhores significados para a palavra dedicação, aos meus sentimentos, que se desdobram na resistência e luta para que esta universidade permaneça pública, de qualidade, para todos e todas.
Fico imensamente emocionada por receber um prêmio que carrega o nome de Andrelino Campos, tão querido e importante colega da vida geográfica.”
Eternamente grata.
Andréa Paula de Souza
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/CEH/UERJ