“Queridos Estudantes
Foi uma surpresa muito feliz, quando recebi o e-mail comunicando que fui indicada ao V Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação no Centro de Tecnologia e Ciências que, este ano, recebe o nome de Prêmio Professor Antonio Braga Coscarelli e será celebrado juntamente com os 70 anos de nossa UERJ. Digo nossa, porque a UERJ é parte de mim: é a Universidade onde ingressei com dezoito anos, e me graduei, em 1982, aos 22 anos, em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Eletrônicos. Além disso, sou filha de um ex-professor da UERJ (Hylmar Medeiros Silva, um dos fundadores da FEN).
Hoje, olhando para meus passos, trilhados até aqui, percebo que me surpreendo, por já ter chegado aos sessenta anos: (o tempo passou tão rápido!) e, ainda sentir a mesma sensação de alegria em trabalhar com aquilo que gosto e, em especial, por lecionar para aqueles que desejam seguir um caminho profissional semelhante àquele que escolhi.
A UERJ não é apenas um lugar onde trabalho, é um lugar onde exerço a missão de lecionar…Quando leciono, vejo, em cada estudante, um “filho profissional”, a continuação de minha trajetória, num convívio em que há muito a ensinar, mas, sem dúvida, muitíssimo a aprender…
Gostaria de agradecer a cada um dos discentes que me indicaram ao Prêmio, porque me proporcionaram uma grande alegria: o nome do Prêmio homenageia o prof. Coscarelli, que foi meu professor, na disciplina de Equações Diferencias, a qual serve de base à disciplina de Circuitos Elétricos I, uma daquelas que leciono hoje em dia.
Ele foi um excelente professor e os conhecimentos que adquiri, naquela época, são muito importantes para mim, até hoje. Sou grata aos professores especiais que tive, em minha vida, incluindo o prof. Coscarelli, porque aprendi, com eles, além dos conhecimentos fundamentais, que o papel de um professor não é meramente o de transmitir informações e que informação não é conhecimento.
Um professor precisa trabalhar com afinco, para fazer seus alunos perceberem a importância de aprender e de amar aquilo que aprendem. É preciso fazer com que as pessoas adultas redescubram o prazer do aprendizado, aquele demonstrado pelas crianças, quando descobrem novas coisas… Para isso, o professor precisa, também, amar a missão de ensinar…
Exercer este papel na UERJ é, sem dúvida, um privilégio: Somos uma Universidade Pública, de excelência, em que desenvolvemos, compartilhamos e difundimos saberes. Pessoalmente, tenho a honra de conviver, em meu dia-a-dia, com profissionais da mais alta competência, nas áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica e sei o quanto cada um deles contribui para a formação de profissionais tecnicamente competentes e conscientes de seu papel na sociedade, como são aqueles que se formam, a cada semestre, em nossos Cursos de Engenharia.
A UERJ é para mim, um símbolo de inclusão, de qualidade, mas, acima de tudo, de resistência às dificuldades e espírito de luta. Demostramos, todos os dias, e, principalmente neste ano, em que enfrentamos uma Pandemia, que não esmorecemos diante das dificuldades que surgem. Neste contexto, reitero a importância que este prêmio tem para mim, recebido neste momento atual: trata-se da maior de todas as valorizações, do maior e mais importante apoio que um professor pode receber: aquele que vem de seus alunos.
E, por isso, dirijo-me a cada um de vocês, estudantes, para dizer que é por vocês que vele a pena estar aqui, cada um de vocês representa um estímulo, um bálsamo capaz de aplacar as tristezas pelas quais passamos, em especial agora, acompanhando e vivendo acontecimentos tão complexos, em tempos tão difíceis…
Gostaria de poder transmitir a cada colega professor de nossa UERJ, e de outras Universidades, também, uma centelha desta alegria que vocês me proporcionaram, para renovar as energias de todos e revigorar sua crença de que todo o esforço vale a pena.
A rapidez da evolução tecnológica torna conhecimentos adquiridos candidatos à obsolescência, cada vez mais rapidamente. Por isso, sempre precisamos continuar estudando e para sermos bons profissionais, é preciso que sejamos bons estudantes.
Assim, mais do que sempre fizeram, queridos estudantes, estudem…
Nestes tempos em que virtualizamos aulas e estamos à distância, gostaria de dizer o quão me sinto próxima de todos vocês, acreditando que devemos prosseguir, resistindo às dificuldades e não sucumbindo ao desânimo. É preciso que continuemos lutando pela excelência de nosso trabalho, porque esta é a melhor prova de que os recursos aplicados no Ensino Público não são gastos do Estado e, sim, são um investimento, sem o qual o desenvolvimento do País é impossível.
Certamente, estes tempos difíceis passarão, mas novas dificuldades surgirão, porque a vida é assim… Mas, são estas dificuldades que nos tornam mais fortes e permitem que provemos a nós mesmos nossa capacidade de superar obstáculos. A Engenharia é a ferramenta da Humanidade para criar soluções e renovar o mundo. Sinto-me grata a Deus por poder estar aqui, neste momento, fazendo parte da História de vocês e da UERJ, enquanto escrevo minha própria História.
Enquanto minhas pegadas se apagam, na areia do tempo, é bom pensar nas pegadas que vocês deixarão, em suas trilhas. Desejo que elas surjam fortes, de passos decididos e corajosos, marcando o caminho com novas realizações e feitos, contribuindo sempre para um Mundo melhor.”
Um grande e grato abraço, envolvendo todos vocês.
Leny Medeiros
Faculdade de Engenharia – FEN/CTC/UERJ
——————————————————-
“A professora Leny Medeiros Silva passou em Concurso realizado no ano de 1998, para a área de Análise de Circuitos Elétricos, a qual compreende as disciplinas de Eletricidade II, Circuitos Elétricos I e II e Circuitos Elétricos IV. Tendo sido aprovada em primeiro lugar no referido concurso, passou a compor o quadro Docente do Departamento de Engenharia Elétrica e, desde então, leciona as disciplinas citadas anteriormente; cabe ressaltar que tais disciplinas são de grande importância para todas as ênfases da Engenharia Elétrica, por constituírem o alicerce em análise de circuitos elétricos, apresentando fundamentos e conceitos sobre o funcionamento dos circuitos lineares, sem os quais não é possível chegar à síntese de circuitos e de sistemas complexos.
Sendo assim, o trabalho da professora tem muita relevância na formação dos estudantes, e, devemos destacar que seu entusiasmo e dedicação tem sido motivadores para que eles estudem e compreendam a importância dos assuntos ensinados, para sua formação profissional.
A professora Leny, por sua formação e experiência profissional em laboratório, também tem se dedicado a elaborar a atualizar as experiências práticas realizadas nas disciplinas que leciona e tem contribuído para que os estudantes alcancem a compreensão comparativa entre teoria e prática experimental.”
João Colucci Fragozo
Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UERJ