“Ao saber da notícia de que fui escolhido pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social para receber o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação, fiquei verdadeiramente emocionado. É gratificante descobrir que reconhecem meu esforço e minha vontade de fazer pela Uerj ao menos um pouco do que ela fez por mim. Fui aluno desta universidade na graduação, no mestrado e no doutorado. Fui bolsista, estagiário, professor substituto e, depois de me aprovar no concurso, creio que passei por quase todos os cargos possíveis em minha unidade – à exceção da direção. Fui coordenador de laboratório, chefe e subchefe de departamento, coordenador de curso de pós-graduação lato-sensu, coordenador de graduação (antes e agora) e até presidente de comissão eleitoral.
Mas confesso que não tenho muito prazer em exercer esses cargos, porque o que me encanta realmente é a possibilidade da sala de aula, de ensinar e aprender com os alunos, de continuar estudando para abrir os meus horizontes e os deles.
A riqueza dessa troca, a admiração que tenho pelos meus amigos professores e o orgulho que sinto quanto penso na história da Uerj são a razão maior de estar feliz com a escolha, agradecido demais a eles, estudantes, e a todos nessa universidade.
Todos que batalham por ela tornam o meu sonho mais íntimo algo muito perto da realização plena. Congratulo os meus colegas de outras unidades, dos demais centros setoriais e à Pró-reitora de Graduação pela iniciativa.”
Obrigado. Receba um abraço,
Ricardo Benevides
Faculdade de Comunicação Social – FCS/CEH/UERJ
—————————————————————
“A Faculdade de Comunicação Social recebe com grande alegria a indicação do professor Ricardo Benevides para o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação.
Tendo sido aluno nosso na graduação em Relações Públicas entre 1993 e 1996, Bené já demonstrava desde essa época sua liderança gentil entre discentes. Amante da música e da literatura ‒ é aliás um bem sucedido autor de livros infanto-juvenis ‒, ele voltou mais tarde à Uerj para mestrado e doutorado em Letras.
E, concursado, integrou o corpo docente da FCS, atuando na graduação em Relações Públicas. Professor dedicado e muito querido por seus pares e seus alunos, foi incontáveis vezes homenageado nas cerimônias de formatura, quer como paraninfo, quer como patrono, brindando a turma com discursos sempre emocionados e emocionantes.
O estreitamento com os alunos de toda a faculdade, incluindo os do curso de Jornalismo, se deu durante seu primeiro período na função de coordenador dos cursos de graduação, posto ao qual imprimiu a marca que o distingue: a generosidade, a troca de conhecimentos pela via do afeto, a escuta solidária e afetuosa das demandas estudantis, a mediação cuidadosa e a empatia para com os segmentos mais precarizados do nosso corpo discente, em um esforço sensível para minimizar as desigualdades em meio à grande diversidade experimentada na Uerj.
Sempre colaborativo, aceitou novamente o convite para assumir a coordenação de graduação em 2020 e, surpreendido como todos nós pela pandemia, soube encontrar novos caminhos para enfrentar os desafios do trabalho remoto sem perder a doçura, a gentileza e a afetividade no trato com alunos, professores e servidores técnico-administrativos.
Tê-lo em nosso quadro docente, como companheiro de trabalho e parceiro de muitas trocas acadêmicas tem sido uma grata satisfação, ampliada agora pelo orgulho de ter entre nós um colega escolhido pelos alunos para receber o Prêmio Professor Andrelino de Oliveira Campos de Docência Dedicada ao Ensino da Graduação no Centro de Educação e Humanidades. Merecidíssima homenagem que só engrandece a Faculdade de Comunicação Social.”
Bj,
Patrícia Miranda
Diretora | Faculdade de Comunicação Social | FCS-UERJ