“Pense num cenário em que não existem mais pilhas de processos atolados e morosidade no andamento de pautas importantes. Apesar de parecer distante, esta realidade está tomando forma na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. Isso porque, em 24 de março de 2020, a Universidade iniciou a utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.”
“O sistema possui um conjunto de funcionalidades que possibilita a substituição do papel como suporte para documentos institucionais, pois traz como principal inovação a informatização de processos e documentos. Com ele, grandes volumes de papel envoltos em uma capa, presos por colchetes e cheio de carimbos deixam de ser parte da rotina dos servidores da Uerj.”
“Para auxiliar na implantação do SEI na Uerj, a Comissão de Implantação solicitou às Unidades a indicação de servidores que atuarão como Pontos Focais Setoriais. Estes servidores serão os principais responsáveis pela comunicação entre as Unidades e a Comissão e, por conhecerem muito bem os processos internos da Unidade, poderão tirar dúvidas e expor necessidades específicas do setor.”
“O SEI está mudando nossa forma de trabalhar. Após alguns meses de utilização já pudemos identificar algumas dúvidas mais comuns, e estamos buscando as melhores formas de orientação/apoio aos usuários. Nós da COGEPRO entendemos que transformar o SEI em realidade na nossa Uerj só foi possível graças ao trabalho dos pontos focais setoriais, que são nossos interlocutores e parceiros. Seguindo a lógica das parcerias e otimização de recursos, a PR1 está nos auxiliando no desenvolvimento de material que será divulgado para toda a comunidade uerjiana” (Guilherme Reis Tavares, Coordenador da COGEPRO).
Trechos desta matéria foram extraídos do portal www.sei.uerj.br, onde você vai encontrar todas as informações sobre este novo sistema, além de treinamentos e atualizações.