Apresentar à sociedade a produção acadêmica em diversas áreas do conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura é o objetivo do evento Uerj Sem Muros, que acontece todos os anos desde 1991. Os visitantes assistem a apresentações de trabalhos de pesquisa, shows, performances, além de participar de oficinas. “Igualdade racial, memória e reparação” foi o tema da edição deste ano, que homenageou personalidades femininas negras importantes que marcaram a história: Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Dona Ivone Lara, Marielle Franco, Winnie Mandela e Mãe Beata de Iemanjá.
“Trazer essas mulheres e essa temática é, no atual momento histórico, uma fala potente, um reconhecimento contra o racismo estrutural e a defesa clara de que não há democracia nem desenvolvimento humano sem igualdade racial”, afirmou a reitora em exercício, Cláudia Gonçalves. “Destacamos, sobretudo, a memória dos danos da desigualdade e a exigência de reparação desses danos, pois durante muitos séculos as pessoas de pele preta foram escravizadas. A Uerj Sem Muros, portanto, coloca a Universidade num lugar de fala para o mundo na defesa da vida, dos direitos humanos e do respeito a esse povo que construiu o Brasil”, acrescenta.
A programação reuniu atividades das Pró-reitorias da Uerj: 21ª Semana de Graduação, organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PR1); 32ª Semana de Iniciação Científica (Semic), promovida pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), e a 25ª Mostra de Extensão, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), que incluiu a Feira de Prestação de Serviços, o Espaço Ciência e eventos culturais.
21ª Semana de Graduação
Anualmente, a Semana de Graduação destaca os projetos vinculados à PR-1 com recebimento de bolsas e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). “O evento viabiliza a divulgação das experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas pelos estudantes de graduação da Universidade, em conjunto com professores/supervisores, e promove a interação entre os membros da comunidade uerjiana e o público externo”, explica o professor Ricardo Barros, pró-reitor de Graduação.
Nesta 21ª edição, foram inscritos 883 trabalhos das modalidades Estágio Interno Complementar, Estágio de Iniciação à Docência, Monitoria e Programa Prodocência. Considerando o processo de avaliação e as respectivas áreas do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os 386 melhores projetos foramo apresentados presencialmente, em pôsteres, no período da Uerj Sem Muros.
Para a Mostra de TCCs, 64 alunos submeteram trabalhos finalizados nos semestres 2021/2, 2022/1, 2022/2 e 2023/1. Os vídeos foram postados em playlist especial no canal da PR1 no YouTube, e os autores dos dez mais curtidos se apresentaram no dia 29/10, na Capela Ecumênica, no campus Maracanã.
A PR-1 também divulgou 31 vídeos de alunos dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP). Com a finalidade de incentivar a divulgação dos projetos, os autores das três publicações de cada modalidade com maior número de likes receberam uma menção honrosa na premiação dos trabalhos da Uerj Sem Muros.
Prêmio Lélia Gonzalez – PR-1
O Prêmio Lélia Gonzalez, oferecido pela Pró-reitoria de Graduação, teve por objetivo destacar os melhores trabalhos apresentados na XXI Semana de Graduação que, neste ano, contou com 1008 trabalhos inscritos, envolvendo 1139 estudantes, 576 coordenadores e 175 avaliadores online e 132 avaliadores na modalidade presencial.
32ª Semana de Iniciação Científica
A Semana de Iniciação Científica (Semic) é realizada para que os bolsistas possam mostrar as pesquisas que vêm desenvolvendo com apoio dos orientadores. “Esse trabalho é muito relevante para a sociedade. Muitos cientistas, inclusive, relatam que a iniciação científica foi fundamental para despertar neles o desejo de seguir a carreira de pesquisador”, destaca o professor Luis Mota, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PR2).
Nesta 32ª edição da Uerj Sem Muros foram inscritos 1.238 trabalhos, o que representa um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. Os estudantes se apresentaram em auditórios e salas, com auxílio do PowerPoint, ou com exposições de banners nos halls do campus Maracanã e na sala multimídia Dona Zélia e Espaço Kodak, na Faculdade de Tecnologia (FAT), em Resende. Avaliadores internos e externos, especialmente os representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também marcaram presença.
Prêmio de Iniciação à Ciência
Voltado aos alunos de Graduação da Uerj, a alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do CAp Uerj e da Rede Pública de Ensino que encaminharam seus trabalhos na Semana de Iniciação Científica (SEMIC). Esta 32ª edição da SEMIC recebeu 1238 inscrições de bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, Iniciação Científica Tecnológica e Iniciação Científica Junior, cujos fomentos vêm da própria Uerj, do CNPq e da Faperj, com a participação de 797 orientadores. Colaboraram também com a SEMIC 313 avaliadores internos e 58 avaliadores externos.
Todos os participantes organizados em uma programação com apresentações orais em dois formatos: apresentações em salas e auditórios, e no formato pôster, realizadas no Campus Maracanã, no Rio de Janeiro, e na Faculdade de Tecnologia de Resende, renovando o histórico compromisso de alunos e orientadores da Uerj com a Iniciação Científica. Dentre os 1238 trabalhos, 330 foram indicados como destaques pelos avaliadores. Entre os destaques, foram escolhidos os 15 melhores trabalhos, distribuídos entre três modalidades: Iniciação Científica Júnior, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e Iniciação Científica. Aos demais 315 (trezentos e quinze) alunos, serão concedidas as Menções Honrosas.
Prêmio de Iniciação à Ciência Thereza Christina Barja Fidalgo
O Prêmio de Iniciação à Ciência, criado em 16 de fevereiro de 1996, é concedido anualmente aos alunos e às alunas que se destacaram na Semana de Iniciação Científica da Uerj. A cada ano, o Prêmio recebe o nome de professores eméritos da Uerj ou de personalidades que tenham se destacado na área acadêmica, científica ou cultural. Este ano, a PR-2 homenageou a Professora Thereza Christina Barja Fidalgo por sua trajetória em nossa Universidade e por sua importância para as pesquisas em nosso país.
25ª Mostra de Extensão
Promovida pela PR-3, a 25ª edição do evento destacou os projetos de extensão desenvolvidos pela Uerj. A mostra esteve dividida em três segmentos. A Feira de Prestação de Serviços e o Espaço Ciência apresentaram ao público, no prédio do Centro Cultural da Uerj, subsolo da Capela Ecumênica e em outros pontos do campus Maracanã, trabalhos sobre alimentação, prevenção do câncer bucal, oceanografia, empreendedorismo e inovação, robótica, psicologia, entre muitos outros temas.
Já a programação cultural trouxe apresentações musicais, como o show da Ah!Banda; teatrais, como a peça “O Alienista”, performances, danças, oficinas, produções da TV e da Rádio Uerj, além de atividades sobre as temáticas LGBTQIAP+, cinema, envelhecimento humano e zooterapia (intervenções assistidas por animais), entre outras.
Prêmio de Extensão
Concorreram ao Prêmio de Extensão 290 vídeos de aluna(o)s dos projetos de extensão ativos no DEPEXT. Nesta edição do Prêmio foram contemplados 12 aluna(o)s, que tiveram suas apresentações avaliadas em duas etapas: 1) avaliação do vídeo enviado; 2) avaliação de apresentação presencial. As premiações foram distribuídas por Centros Setoriais:
Acesse aqui a lista completa de todos os contemplados na premiação da 32ª Semana da Uerj Sem Muros.
Este texto é uma adaptação de matéria publicada pela Diretoria de Comunicação Social (COMUNS) no site da Uerj sobre a Uerj Sem Muros com atualizações e a relação dos alunos premiados.