A Pró-reitoria de Graduação da UERJ (PR-1) parabeniza as unidades acadêmicas e a comunidade integrante de seus cursos de graduação pelos resultados recentes no ENADE. O compromisso com o ensino de excelência com inclusão é a marca pública da nossa Universidade. Esses resultados refletem o trabalho árduo e contínuo de técnicos, docentes e gestores acadêmicos e administrativos da UERJ. Igualmente, rendemos homenagem aos estudantes da UERJ, cujas dedicações e superações são refletidas nos desempenhos alcançados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC) é o responsável pela aplicação da prova, que é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No ano passado, foram avaliados 389.843 alunos da educação superior de instituições públicas e privadas.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 analisou 16 cursos superiores de graduação da UERJ. Destes, 3 obtiveram nota 5, que é o conceito máximo da avaliação divulgada pelo Inep. São eles: Odontologia, Nutrição e Engenharia Ambiental.
Dos demais treze cursos analisados, cinco mantiveram conceito 4 e quatro continuaram com o conceito 3. Os cursos de Engenharia Ambiental da FEN, de Engenharia Química e de Engenharia Mecânica da FAT-RESENDE, analisados pela primeira vez, obtiveram os conceitos 5, 4 e 3 respectivamente.
Esta é, com certeza, mais uma razão para investirmos e lutarmos pela valorização das Universidades Públicas e pela Educação Pública de qualidade em geral.
Temos Orgulho de Ser UERJ!
As notas do Enade estão públicas e podem ser acessadas aqui.