
“Prezados alunos,
Sinto-me honrada pela indicação ao V Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação da universidade na qual devo minha formação e meu caminho profissional. Em especial, no ano em que a nossa UERJ completa seus 70 anos de dedicação ao ensino de qualidade, formando, em suas diversas esferas, profissionais que fizeram e fazem a diferença na sociedade. Nesta quinta edição, o Prêmio no Centro Biomédico, recebe o nome da Professora Marly Cruz Veiga da Silva, cuja carreira inspira os docentes desta universidade. Em meio aos desafios impostos pela pandemia, à união dos esforços foram essenciais para a condução das atividades no ensino remoto.
Neste sentido, estendo meus agradecimentos à PR1 pelo treinamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem; ao Instituto de Nutrição pela parceria de sempre; ao Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) e ao Departamento de Histologia e Embriologia pelo suporte, orientação e colaboração e ao Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Ciências Médicas que ofereceu importante apoio com as metodologias de ensino e de avaliação.
É importante salientar que os cursos realizados e a experiência adquirida no Ensino a Distância do Consórcio CEDERJ foram fundamentais para o trabalho desenvolvido.
Aos meus queridos alunos do Instituto de Nutrição, os protagonistas desta história, a minha gratidão, que se reveste de muita emoção, honra e responsabilidade. Se por um lado recebo com grande alegria este reconhecimento que aponta um caminho certo a seguir, por outro, aumenta a responsabilidade e o desafio. Parafraseando Paulo Freire, “Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (FREIRE, 1991, p. 58).
Este ano, em uma prática bem diferente, em um cenário mundial que nunca imaginamos, o ensino solicitou doses maiores de dedicação, parceria, aprendizado, compreensão e sensibilidade, de alunos e de professores, qualidades que encontrei nos alunos. Muito curiosos e ávidos por informação desde a primeira atividade síncrona, sempre trouxeram dúvidas e questionamentos sobre a matéria. Ao debatermos, surgiam outros questionamentos e assim, cada aluno revezava seu protagonismo na turma.
Após a 3ª ou 4ª atividade síncrona, formamos uma equipe onde refletíamos e buscávamos juntos as soluções. Gostaria que cada um de vocês recebesse o meu carinho em agradecimento!
A parceria construída ao longo deste semestre foi muito importante e me ajudou a seguir em frente motivada! Que orgulho tê-los como alunos! Espero que tenham adquirido um conhecimento seguro e honroso para levarem para as suas carreiras!
Finalizo este agradecimento citando o filósofo e pedagogo John Dewey que disse: “A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento”. John Dewey (1859-1952). Divido esta honrosa indicação com todos os docentes que mantem a UERJ dentre as melhores universidades deste país.
Muito obrigada!”
Jemima Fuentes
IBRAG/CBIO/UERJ